ivancesar.com.br     

 

REJUVENESCENDO COM OS ALIMENTOS

 

 

Quando nós avançamos na idade perdemos massa muscular,  ganhamos gordura, cabelos brancos, a pele fica seca e com rugas, e, os joelhos rangem. Mas o que se pode fazer para retardar este processo com a nossa alimentação? Seria bom que isto fosse verdade...,retardar o envelhecimento.

Mas é verdade. Retardar este processo não é uma questão de se tomar suplementos alimentares, vitaminas ou ervas por longo tempo, mas sim um compromisso prolongado com a boa nutrição. Balancear a alimentação com mais alimentos ricos em nutrientes pode fazer com que você se conserve jovem e mantenha sua saúde por mais tempo.

Lembra quando sua mãe insistia para que você comesse mais verduras, legumes e frutas, e menos pizza de calabresa. Pois bem, um novo artigo da revista médica Circulation mostra que sua mãe tinha razão: pessoas jovens podem envelhecer prematuramente; pesquisadores encontraram depósitos de colesterol nas artérias coronárias de adolescentes e de adultos jovens. Os efeitos do envelhecimento iniciam muito mais cedo do que você imagina e as doenças relacionadas à má alimentação, como osteoporose e doença cardíaca, se iniciam no início da vida adulta.

Uma Estratégia Simples

Como incorporar alimentos mais saudáveis à nossa alimentação? Não se preocupe com dietas complicadas. O primeiro e mais simples passo que você deve dar é adicionar à sua alimentação mais frutas, verduras e grãos integrais, como feijão, arroz integral, massas e pães integrais, soja, ervilhas, lentilhas e milho.

O que você faz com esta adição é ingerir uma grande quantidade de fibras, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, que vão melhorar bastante sua saúde de modo geral. Artigo publicado recentemente na revista JAMA ( Journal of the American Medical Association - ver http://jama.ama-assn.org/issues/v283n16/full/joc91695.html relata que mulheres com dieta rica em frutas, verduras, grãos e carne magra, tinham 30% menos chance de morrer por qualquer causa do que mulheres com alimentação diversa desta que foram estudadas durante o tempo da pesquisa. Os pesquisadores acompanharam as mulheres durante 6 anos, mas, a idade exata que se deve iniciar uma boa alimentação não foi definida; o que é claro é que os ataques cardíacos, a osteoporose e outros sinais de envelhecimento demoram anos para se desenvolver.

Alimentar-se de forma saudável retarda o aparecimento destas condições, e ajuda você a viver mais e melhor.

Escolhendo os Alimentos Corretos

Sem dúvida, comer bem pode ser muito difícil diante da facilidade que dispomos para optar por constantes tentações no nosso dia-a-dia. Dê uma olhada no que estas tentações fazem para você. Cremes açucarados, cheese-burgers e batata frita provêem elementos suficientes para aumentar seu risco cardíaco.

Uma dieta pobre em fibras como carne e massa aumenta a constipação intestinal e o risco de doenças intestinais, como a diverticulite, uma condição dolorosa que atinge cerca da metade das pessoas com mais de 60 anos.

Deixar de tomar leite e de comer alimentos ricos em cálcio aumenta o risco de osteoporose e de problemas dentários. Associando isto à décadas de tabagismo, stress e sedentarismo, mais ao avanço da idade, não há como deixar de envelhecer. O contrário disto é muito mais atrativo. Minerais provenientes dos lacticínios e das hortaliças vão fortalecer seus ossos e dentes.

Fibras dos grãos integrais, como trigo e arroz, ajudam a manter regulares seus movimentos intestinais, e, os anti-oxidantes das frutas e verduras ajudam a prevenir o câncer por combaterem os radicais livres, que lesam diariamente nossas moléculas de DNA, que comandam os processos celulares, nossas células e tecidos, também nos levando a um processo de envelhecimento e menor qualidade de vida.